terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Livraria Lello no Porto.

fachada do edifício. 

Foi considerada a terceira livraria mais bela do mundo pela Lonly planet, depois da City Lights Books, em São Francisco, nos Estados Unidos, e da El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires.

pormenor do tecto.
Esta livraria foi construída em 1906 e foi desenhada de raiz para ser uma livraria pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, já tinha também sido considerado pelo escritor catalão Enrique Vila-Matas como “a mais bonita livraria do mundo”. Veja o artigo da Revista Time aqui....
Primeiro piso.
Se nunca entrou na livraria Lello na próxima vez que passar por lá entra aprecie a sua beleza arquitectónica e arte decorativa e aproveite para ver os livros expostos nas estantes irá encontrar preciosidades. A livraria fica situada na Rua das Carmelitas 144, 4050 - 161 Porto e o contacto é 222 002 037 ‎, bem pertinho da torre dos clérigos.
Escadaria de acesso ao primeiro piso
Veja também o artigo da wikipédia aqui.... Poderá ver mais sobre a história e as características desta livraria.
E como disse  à Time, Antero Braga, proprietário da Lello  "Ir ao Porto e não ver a Lello é como ir a Roma e não ver o papa". Eu já la fui e gostei muito.
Piso da entrada.
Depois de ver estas imagens diga lá se não ficou curioso de conhecer esta obra de arte....

9 comentários:

  1. Oi Lena,
    Eu não conheci o Porto! Está me dando comichão para voltar para Portugal! Que livraria linda! Eu amo livrarias!!!
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Betty.
    Obrigado pelo comentário. Esta livraria é fantástica e conhecendo pessoalmente é muito melhor. Quando vier a Portugal novamente vai gostar muito do Porto tem coisas lindas.
    Beijinhos Grandes...

    ResponderEliminar
  3. Olá Lena

    Adorei ver imagens do Porto... saudades...

    BJ0000000000...................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Kinha.
    Obrigado pelo comentário. É uma cidade muito bonita e com muito património artístico e cultural. Vale a pena conhecer...
    Muitos beijinhos..

    ResponderEliminar
  5. Bem esta livraria é lindíssima! Eu e Daniel vamos sempre visitar nas férias... já devem ter sido umas 50 vezes! Claro que já não contamos as vezes que vimos das consultas do HJA.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá M.
    Tens toda a razão. A Lello é mais do que uma livraria é uma obra de arte. Agora já não passo por lá com a mesma frequência mas quando passar por perto novamente tenho de ir fazer uma visitinha para matar saudades...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Quanto tempo não venho aqui né?
    O tempo é o presente mais precioso que podemos ofertar, porque é limitado.
    Quando dedicamos tempo a uma pessoa,
    estamos oferecendo uma porção de nossa vida que nunca iremos recuperar.
    Veja como é verdadeiro essa essa frase .
    E quanto nos faz bem dedicarmos um pouco de nos as pessoas que amamos.
    Um Dia abençoado para você.
    Sabe porque estou aqui?
    Porque te Amo Muito.
    Beijos meus.
    Evanir
    Tem um novo mimo de seguidores te ofereço com muito carinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Evanir.
    Obrigado pelo carinho e ainda bem que este post lhe despertou boas recordações.
    Beijinhos grandes....

    ResponderEliminar
  9. Ai que lindo Lena! No dia em que eu entrar aí, vou lembrar de ti, amei!

    ResponderEliminar

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Arquivo do blogue

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.
free counters